segunda-feira, 30 de julho de 2012

Secretaria Nacional do Consumidor



     A partir de agora, o consumidor brasileiro conta com uma poderosa aliada na luta por seus direitos. É a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, criada pela Presidência da República pelo Decreto Federal nº 7.738, de 28 de maio de 2012.

     O órgão coordena o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), formado por Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, entidades civis de defesa do consumidor e delegacias do consumidor. Conduz também a Política Nacional das relações de consumo.

     Entre as prioridades de gestão da nova Secretaria estão a criação do Observatório Nacional de Consumo e Regulação, a redução do abuso na oferta e concessão de crédito, que vem gerando o superendividamento de vários brasileiros; a articulação do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso a acidentes de consumo que não estejam sendo relatados ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

     A nova Secretaria também buscará a ampliação do atendimento ao consumidor em estados e municípios por meio de parcerias prioritárias em locais onde não há Procons; e o fortalecimento da participação dos consumidores no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, estimulando a associação de consumidores a entidades civis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário