quinta-feira, 11 de abril de 2013

Uruguai aprova casamento homossexual



     A Câmara dos Deputados do Uruguai referendou o projeto de lei aprovado há uma semana no Senado que autoriza o casamento entre homossexuais no país, que se transforma assim no 12ª a adotar essa medida e no segundo na América Latina, depois apenas da Argentina.

     A Lei de Casamento Igualitário, criticada pela Igreja Católica uruguaia, foi aprovada com o voto a favor de 71 dos 92 parlamentares presentes na sessão e em meio à comemoração, nas tribunas da Câmara, de defensores dos direitos dos homossexuais e de pessoas e casais beneficiárias pela decisão.

    A nova lei especifica que a instituição do casamento "representará a união de duas pessoas, qualquer que seja a identidade de gênero ou orientação sexual destas, nos mesmos termos, com iguais efeitos e formas de dissolução estabelecidos até o presente pelo Código Civil".

     Um de seus aspectos mais chamativos é a regulamentação sobre a ordem dos sobrenomes que deverão ser usados pelos filhos dos casais homossexuais, que será estipulado pelos dois cônjuges ou mediante sorteio em caso de falta de acordo, o que valerá também para os casamentos heterossexuais.


Também gera controvérsia o direito dos filhos de reconhecer seu pai biológico no caso de a mãe, casada com outra mulher, o ter em uma gravidez pela relação com um homem, mas não no caso do método de fertilização "in vitro", por causa do sigilo da identidade dos doadores de esperma.

No meio do processo legislativo, a Igreja Católica pediu aos legisladores que professam essa religião a não votar em uma iniciativa que, segundo sua opinião, vai "contra o projeto de Deus".

Nesta quarta-feira, a Conferência Episcopal Uruguaia lembrou, além disso, as críticas que o papa Francisco fez a uma lei similar aprovada em 2010 na Argentina quando era arcebispo de Buenos Aires.

O casamento homossexual é legal em Espanha, Holanda, Bélgica, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Dinamarca e Argentina, assim como em seis estados dos Estados Unidos, na Cidade do México e no estado mexicano de Quintana Roo.

Fonte site EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário